FEDERAÇÃO PORTUGUESA MARCA PRESENÇA DE PLENO DIREITO NO CONGRESSO ANUAL DA IBA E NO FÓRUM GLOBAL DE BOXE NO DUBAI
3 min read8 de dezembro de 2023
Dubai, Emirados Árabes Unidos
A Federação Portuguesa de Boxe, não só esteve presente ao fim de vários anos, no congresso anual da IBA como teve direito a voto na sua assembleia ordinária. Foi um momente relevante onde se estabeleceram contactos que em breve se vão traduzir em parcerias estruturadas para o desenvolvimento da Boxe Nacional tendo sido endereçado o convite ao Presidente Umar Kremelev para uma visita ao nosso país para conhecer o trabalho fantástico realizado nos nossos clubes.
Pela manhã, o Congresso Ordinário da IBA foi aberto pelo presidente da IBA, Umar Kremlev, com a adesãoi de novas Federações sendo esse um dos pontos-chave da agenda. A reintrodução da Suíça e a introdução das Ilhas Norfolk como membros de pleno direito foram votadas.
Foram aprovadas alterações à Constituição da IBA, seguidas pela eleição de Lourdes Avendaño, da Bolívia como um novo membro do Conselho da IBA, substituindo o cargo vago por um representante da Confederação Americana de Boxe.
Teve lugar a quarta edição do Fórum Global de Boxe sendo o tema principal deste ano “Protegendo a Saúde Física, Mental e Financeira de nossos Atletas”.
Outras sessões de painéis terão como foco a saúde mental e física; otimização da marca como atleta, a introdução do Sistema de Pontuação de Nova Geração da IBA e diversidade e inclusão.
Uma seção foi dedicada a perguntas e respostas entre o presidente da IBA e os jornalistas presentes no evento, dando sequência ao primeiro IBA Global and Continental Journalists Awards.
Chris Roberts apresentou uma visão global sobre “The Future Look of IBA Competitions as Champions’ Night Gains Momentum”, antes da oitava edição da IBA Champions’ Night, naquela noite.
O evento principal da Noite dos Campeões teve o campeão olímpico da Rússia, Albert Batyrgaziev a enfrentar o tricampeão mundial Lazaro Alvarez, de Cuba, na categoria até 60kg masculino. Foi a primeira luta pelo título profissional da história, composta por 10 rounds.
No undercard, o medalhista de prata mundial de 2023, o uzbeque Saidjamshid Jafarov, enfrentou o boxeador japonês Sewonrets Okazawa, campeão mundial em 2021, na categoria até 71kg masculino. O bielorrusso Aliaksei Alfiorau, medalha de prata mundial, desafiou o Azeri Loren Alfonso, campeão mundial e medalhista de bronze olímpico, na categoria até 86kg masculino.
O cartaz teve ainda o Francês Sofiane Oumiha, tricampeão mundial e medalhista de prata olímpica, e o espanhol José Quiles Brotons, medalhista de prata nos Jogos Europeus e Campeonatos Europeus, a competirem na categoria até 60kg masculino.
Ainda estiveram em ação com 12 rounds o campeão mundial e olímpico, o russo Evgeny Tishchenko e o alemão Leon Harth pelo título de campeão mundial da WBA na categoria até 101,6kg.
Outro combate Russo-Alemã aconteceu, quando o bicampeão mundial Muslim Gadzhimagomedov enfrentou Artur Mann, da Alemanha, numa luta de 10 rounds, após uma disputa em oito rounds entre o campeão mundial Mark Petrovskii, da Rússia, e o australiano Lucas Browne.